Pra que tantos estilos de cerveja?
- Pedro Paulo Whitaker
- 18 de fev.
- 5 min de leitura
Atualizado: 2 de mar.

Olá,
Tudo bem?
Você já se perguntou por que existem tantos estilos cervejeiros?
Se você está acostumado apenas com as cervejas convencionais, pode parecer confuso entender a variedade de opções disponíveis.
Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar a esclarecer e apresentar alguns dos diversos estilos de cerveja e chopp que produzimos na CBCA - Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal - através das marcas Schornstein, Leuven, Seasons, Unicorn e nossa parceira cigana, Juan Caloto.
Estilos mais conhecidos
Pilsen
A Pilsen é uma cerveja clara e leve, com sabor suave e refrescante. Originária da cidade de Pilsen, na República Tcheca, esse estilo se popularizou mundialmente. Combina bem com pratos leves, saladas e frutos do mar.
American Lager
A American Lager é uma cerveja leve e refrescante, com baixo teor alcoólico e sabor suave. Originária dos Estados Unidos, esse estilo se popularizou no século XIX com a imigração alemã. É ideal para dias quentes e combina bem com pratos leves como saladas, frutos do mar e petiscos.
American IPA
A American IPA é conhecida por seu amargor pronunciado e aroma intenso de lúpulo. Surgiu nos Estados Unidos como uma variação da tradicional IPA britânica, com maior ênfase nos lúpulos americanos. Harmoniza bem com pratos picantes, hambúrgueres e queijos fortes.
Witbier
A Belgian Witbier é uma cerveja de trigo belga, geralmente turva, com notas cítricas e de especiarias como coentro e casca de laranja. Esse estilo tem raízes na Idade Média e foi revitalizado no século XX. É refrescante e leve, ideal para harmonizar com frutos do mar, saladas e pratos leves.
Weissbier
A Weissbier é uma cerveja de trigo alemã, com sabor frutado e notas de banana e cravo. Originária da Baviera, esse estilo é turvo e possui um corpo leve a médio. Combina bem com pratos leves, saladas e frutos do mar.
Stout
A Stout é uma cerveja escura, com sabores torrados e notas de café e chocolate. Originária da Inglaterra, esse estilo se popularizou com a marca Guinness. Harmoniza bem com sobremesas à base de chocolate, ostras e pratos de carne.
Outros estilos populares
American Pale Ale (APA)
A American Pale Ale (APA) é uma cerveja equilibrada, com um bom amargor de lúpulo e um sabor maltado. Desenvolvida nos Estados Unidos na década de 1980, é uma versão mais lupulada da Pale Ale britânica. Combina bem com hambúrgueres, pizzas e pratos grelhados.
Belgian IPA
A Belgian IPA combina o amargor e aroma de lúpulo da IPA com as características frutadas e especiadas das cervejas belgas. Harmoniza bem com pratos picantes, carnes grelhadas e queijos fortes.
Bock
A Traditional Bock é uma cerveja alemã forte, com sabor maltado e notas de caramelo. Originária da cidade de Einbeck, na Alemanha, esse estilo é tradicionalmente consumido durante a primavera. Harmoniza bem com carnes assadas, pratos de carne de porco e queijos envelhecidos.
Catharina Sour
A Catharina Sour é um estilo brasileiro de cerveja ácida, geralmente com adição de frutas. Essa cerveja proporciona um sabor cítrico e refrescante, dependendo da fruta utilizada. Combina bem com pratos leves, saladas e frutos do mar.
Dubbel
A Belgian Dubbel é uma cerveja belga escura, com sabor maltado e notas de frutas secas e caramelo. Esse estilo também é produzido por mosteiros trapistas. Combina bem com pratos de carne, queijos e sobremesas.
Double IPA
A Double IPA é uma versão mais forte da IPA, com maior teor alcoólico e um amargor ainda mais intenso. Desenvolvida nos Estados Unidos, esse estilo é indicado para quem gosta de sabores extremos. Combina bem com pratos picantes, carnes grelhadas e queijos fortes.
Hoppy Lager
A Hoppy Lager é uma cerveja clara e leve, com adição de lúpulos que proporcionam aromas e sabores de lúpulo mais intensos. Combina bem com pratos leves, saladas e frutos do mar. Esse estilo é ideal para quem busca uma cerveja refrescante com um toque de lúpulo.
New England IPA (NEIPA)
A New England IPA (NEIPA) é conhecida por sua aparência turva e suculenta, com aromas intensos de frutas tropicais e cítricas. Esse estilo surgiu na região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, e se destaca por seu amargor suave e corpo aveludado. Harmoniza bem com pratos picantes, frutos do mar e saladas.
Oktoberfest
A Oktoberfest é uma cerveja alemã tradicionalmente servida durante o festival de mesmo nome. É maltada, com sabor suave e corpo médio. Harmoniza bem com pratos típicos alemães, como salsichas, pretzels e carnes assadas.
Quadrupel
A Belgian Quadrupel é uma cerveja belga forte, com sabores complexos de frutas escuras, caramelo e especiarias. Esse estilo é tradicionalmente produzido por mosteiros trapistas. Harmoniza bem com queijos fortes, sobremesas e pratos de carne.
Red Ale
A Irish Red Ale é uma cerveja de cor avermelhada, com sabor maltado e notas de caramelo. Originária da Irlanda, esse estilo é bem equilibrado e possui um corpo médio. Harmoniza bem com pratos de carne, queijos e sobremesas.
Saison
A Belgian Saison é uma cerveja belga de fazenda, com sabor frutado e especiado, e um final seco. Originária da Valônia, esse estilo é refrescante e possui um teor alcoólico moderado. Combina bem com pratos leves, saladas e frutos do mar.
Session IPA
A Session IPA é uma versão mais leve da IPA, com menor teor alcoólico, mas mantendo o amargor e os aromas de lúpulo. É ideal para quem deseja apreciar uma IPA sem o alto teor alcoólico. Combina bem com pratos leves, saladas e frutos do mar.
Summer Ale Sem Álcool
Uma versão sem álcool da Summer Ale, mantendo o sabor refrescante e leve, ideal para quem deseja evitar o consumo de álcool. Combina bem com pratos leves, saladas e frutos do mar.
Vienna Lager
A Vienna Lager é uma cerveja de cor âmbar, com sabor maltado e notas de caramelo. Originária de Viena, na Áustria, esse estilo é bem equilibrado e possui um corpo médio. Harmoniza bem com pratos assados, grelhados e queijos.
West Coast IPA
A West Coast IPA é uma versão da IPA com amargor intenso e aroma de lúpulo, caracterizada por um final seco e limpo. Combina bem com pratos picantes, carnes grelhadas e queijos fortes.
Ajudou?
Esperamos que este guia tenha ajudado a entender melhor a diversidade de estilos de cerveja artesanal que produzimos. Cada estilo tem suas características únicas e pode proporcionar uma experiência sensorial diferente.
Experimente e descubra qual é o seu favorito!
E se você quiser ter nossos produtos em seu negócio, estamos à disposição para atendê-lo e passar maiores informações. Conheça mais sobre as marcas Schornstein, Leuven, Seasons, Unicorn e Juan Caloto.
Seguem meus contatos:
Pedro Paulo Whitaker
Comercial CBCA – Cia. Brasileira de Cerveja Artesanal
(11) 99982-3333
Quem sou eu?
Comercial na @cbcabrasil: @schornsteinoficial, @cervejaleuven, @seasonsbeer, @cervejaunicorn e @juancaloto| Apaixonado por Marketing & Vendas | Entusiasta de Cervejas Artesanais | Experiência em Parcerias Comerciais | Impulsionador de Crescimento para Bares, Restaurantes, Eventos & Distribuidores.
A CBCA:
A Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal nasceu com o objetivo de fortalecer e fazer mais pela cerveja de qualidade. Com sedes em Piracicaba (SP) e Pomerode (SC), mantém em seu portfólio as marcas Schornstein, Leuven, Seasons, Unicorn e a cigana parceira, Juan Caloto, marcas estas admiradas do mercado de cervejas especiais, reconhecidas pelo seu potencial de inovação, além de inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Seja aumentando produção ou maximizando a capacidade de distribuição, a CBCA quer alcançar mais consumidores em todo país, levando produtos de excelência e com preços competitivos a mais mercados.
Comments